quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cultura Clássica

Uma das mais importantes manifestações culturais dos gregos foi o teatro, nos seus dois géneros mais significativos, a tragédia e a comédia.
As tragédias abordavam problemas humanos e as relações dos homens com os seus deuses. Os finais das histórias eram sempre arrasadores...Os principais criadores deste género foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
As comédias eram verdadeiras críticas sociais, que ridicularizavam as figuras típicas da cidade.
O teatro surgiu na Grécia associado ao culto do deus Dioniso.

A poesia fazia parte da educação para o cidadão...A educação ateniense pretendia criar 'uma mente sã num corpo são'...Era comum os jovens estudarem os poemas épicos de Homero, com a Ilíada ou a Odisseia.

A História é também uma criação dos gregos. Heródoto ficou conhecido como o Pai da História.

Alguns gregos dedicavam-se à reflexão e à procura de respostas para questões relacionadas com a compreensão que o homem fazia do mundo que o rodiava...Foram por isso também criadores da filosofia, palavra que no grego significa, amor pela sabedoria...Neste domínio destacam-se filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles.

Pensadores como Tales de Mileto e Pitágoras deram importantes contributos na matemática, Demócrito na astronomia e Hipócrates na Medicina.

Sem comentários:

Enviar um comentário