sábado, 17 de dezembro de 2011

Era uma vez o Natal!

Mais antiga que o menino Jesus…Muito mais antiga que o Pai Natal…É  a história do Natal!!!
As primeiras comemorações desta festividade têm origens em rituais pagãos, que remontam às civilizações mesopotâmica, grega e romana!
Começou por estar associado às celebrações em honra do solstício de inverno, representado no deus greco-romano, Apolo (sendo ele o mais belo entre os deuses)! Festejava-se não só o dia mais curto do ano, mas também o nascimento de um Novo Sol!
Só no século IV d. c., o cristianismo se tornou na religião oficial do império, e o imperador Constantino transformou a data na celebração do nascimento de Cristo!
O Pai Natal surgiu mais tarde!  
Tem vários nomes dependendo do país e da cultura, mas independentemente do nome que ele recebe, trata-se sempre de S. Nicolau, um senhor muito simpático e generoso, que nasceu no ano de 350 d.C., em Patara. Depois de viajar por muitos sítios, S. Nicolau decidiu ir viver em Mira, onde anos mais tarde se tornou bispo da Igreja Católica. São-lhe atribuídos muitos milagres e grande parte destes relacionam-se com a doação de presentes!
A árvore de natal começou por ser usada na Alemanha por volta do século XVI. Só algum tempo depois esta tradição se estendeu a outros países europeus, atravessando o oceano sendo adotada no E.U.A.  e em toda a América latina!
Mas nós juntámos tudo…O presépio…O Pai Natal… A árvore de Natal… E transformámos esta época do ano num tempo de paz, alegria, família e amor ao próximo…Que deveríamos ser capazes de estender pelo ano inteiro…
A todos um Natal bem quentinho e docinho! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário