terça-feira, 22 de novembro de 2011

No tempo dos Hominídios

Ao processo de evolução físico e intelectual do homem, desde o Australopithecus até ao Homo Sapiens Sapiens, damos o nome de Hominização. Este decorreu durante a Pré-História, num tempo em que os homens mal sabiam falar, e muito menos sabiam escrever.
Falamos em Pré-História, porque o homem ainda não conhecia a escrita...O momento que marca a passagem da Pré-História para a HISTÓRIA é precisamente a invensão da escrita...Pela primeira vez o homem pode fazer registor escritos do seu dia-a-dia!
Inciado à cerca de 4 milhões de anos, neste longo processo, o homem começou por ser recoletor e nómada...Para sobreviver recolhia da Natureza tudo o que necessitava para se alimentar...Caçava, pescava, e apanhava frutos e legumes...Abrigava-se em cavernas, e para se entreter durante a noite dedicava-se a fazer pinturas rupestres nas suas paredes!!! Quando a papinha acabava, tratava de mudar-se à procura de outro local...Como era obrigado a andar sempre com a casa às costas, dizemos que era nómada!!!
Estavamos no tempo da pedra lascada, no Paleolítico. Para produzir instrumentos o homem utilizava madeira, ossos, marfim e principalmente pedra...Tudo era aproveitado!
Entretanto o nosso amigo Homo Erectus decobriu o fogo...E esta foi a primeira conquista do homem no domínio da natureza!
Alguns milhares de anos mais tarde o homem descobriu a agricultura e a domesticação de animais...Passou a ser produtor e deixou de andar de um lado para o outro...Tornou-se sedentário e construiu as primeiras aldeias...Estavamos no tempo da pedra polida, o Neolítico!

Sem comentários:

Enviar um comentário